quinta-feira, 5 de maio de 2011





Tudo se cria, tudo se transforma?

Conteúdo





Objetos e processos de transformação




Objetivos

- Reconhecer brinquedos com os quais brincam ou objetos utilizados em casa e analisar os processos de transformação.





- Planejar e construir objetos ou brinquedos a partir de materiais diversos.





- Organizar o pensamento e registrar as descobertas vividas.





- Produzir um diário com registro de idéias e texto instrucional de como transformar algum objeto num brinquedo, engenhoca ou outro objeto a ser utilizado.





- Investigar o funcionamento dos objetos e brinquedos que observam.





- Questionar, refletir, agir e interagir com os colegas buscando encontrar respostas para os desafios.





- Compreender a evolução e a história das invenções humanas, motivadas pela curiosidade, pela necessidade ou por um desejo de maior conforto.





- Conteúdos de aprendizagem:





- Participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.





- Procedimentos de pesquisa ¿ coletar informações em diferentes fontes de pesquisa (livros, vídeos, postais, obras de arte, jornais, revistas).





- Reconhecer características de alguns objetos e criar outros a partir do material disponível.





- Planejar pequenos projetos de construção.





- Identificar as transformações e refletir sobre o porquê ocorrem.





Ano

6 anos





Tempo previsto

4 meses





Materiais necessários

- Almanaques, livros, revistas

- Pedaços de tecido, madeira, tubos de PVC, sucatas de papelão e embalagens plásticas

- Diversos tipos de papel, lápis de desenho, fitas adesivas, tinta guache, giz de cera, palitos, lã, barbante, canudos, etc.

- Livros de histórias, gibis, almanaques com personagens (fictícios e reais) inventores: Professor Pardal, Franjinha, Visconde de Sabugosa, Leonardo da Vinci, Santos Dummont, entre outros.





Desenvolvimento das atividades

1. Inicie o projeto pedindo às crianças que tragam um brinquedo. Proponha uma reflexão a partir de perguntas como: Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos? Será que seus pais ou avós brincavam com brinquedos deste mesmo tipo?





2. Escolha na roda de alunos brinquedos que sofreram transformações com o tempo: Será que este carrinho sempre foi assim? Vocês imaginam um carrinho de brinquedo com outro material? Será que nossos avós brincavam de carrinho? E as bonecas? Será que sempre foram assim de plástico?





3. Leia o livro "Eu me lembro", de Gerda Brentani. A partir das imagens e da leitura proponha que as crianças pesquisem e tragam para a escola brinquedos e objetos dos avós ou outros familiares. Você poderá organizar um pequeno museu, com o intuito de que as crianças percebam as transformações ocorridas com o passar do tempo.





4. Disponibilize livros e pesquisa de imagens para que as crianças pesquisem outros objetos que sofreram transformações. A leitura do livro "Lolo Barnabé" de Eva Furnari pode suscitar uma discussão interessante sobre os produtos que surgem de acordo com a necessidade e curiosidade humana.





5. Inicie uma conversa sobre como as pessoas fazem para ir de um lugar ao outro? Que meios de transporte utilizam? Será que o carro sempre foi assim? E será que os aviões sempre existiram? Quem inventou o avião? E por que será que inventaram o avião?





6. Pesquisem sobre a invenção e a importância da roda, proponha experiências de tentar mover objetos sem o uso da roda. Peça que as crianças façam uma pesquisa sobre como surgiu o avião. Você poderá propor que registrem as descobertas em forma de escrita ou desenho e expô-las num painel.





7. A partir da leitura em capítulos do livro "Diário do Capitão Arsênio", de Pablo Bernasconi proponha uma "brincadeira" de analisarem o projeto maluco do Capitão Arsênio: Será que ele consegue voar desta maneira? O que não vai dar certo? E o que vocês acham possível?





8. Analise os registros do diário do Capitão - há desenhos, pequenas legendas, enfim, há um planejamento do projeto. Será que todas as invenções passam pelo mesmo processo? É importante que as crianças possam perceber que a criação e a mudança dependem, muitas vezes, de um planejamento.





9. Assistam à história "O pequeno Alquimista". As crianças terão a oportunidade de acompanhar a trajetória feita pela personagem principal para a invenção de engenhocas malucas.





10. Proponha às crianças a elaboração de um brinquedo a partir de pedaços de madeira, sucata, tubos de PVC, papelão, entre outros materiais. Para isto é importante que as crianças sejam estimuladas a observar outros brinquedos e engenhocas dos livros mencionados na bibliografia. Antes da criação é importante oportunizar que as crianças escolham o que querem criar, façam esboços do projeto, testem e verifiquem se algo precisa ser modificado.





11. Organizem uma exposição dos objetos ou brinquedos criados a partir de outros materiais para outros colegas da escola.





Produto final

Exposição de objetos ou brinquedos criados a partir de materiais diversos, das transformações de alguns objetos ao longo do tempo e dos esboços de criação baseados na produção do Diário do capitão Arsênio.





Avaliação

Ao final do projeto espera-se que a criança seja capaz de:

- Perceber as transformações ocorridas nos objetos e brinquedos ao longo do tempo

- Buscar, relacionar, valorizar e saber fazer uso das diferentes fontes de pesquisa e informações utilizadas ao longo do projeto.

- Realizar pesquisas apoiadas em leituras de imagens e/ou textos informativos lidos pelo educador.

- Registrar através de desenhos, ou pequenos textos as etapas de pesquisa, esboço de idéias e etapas da construção de seus inventos.





















Denise Maria Milan Tonello

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário