MATÉRIA AFETIVADA NO PORTAL DE PROFESSOR EM 11/02/2009
Conhecer os vários aspectos sociais, culturais e econômicos, dos países participantes de uma Copa do Mundo. Estabelecer relações geopolíticas entre o país sede, seus vizinhos e entre os países dos outros continentes participantes do evento.
Duração das atividades
Três aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Aprofundamentos históricos dos países que participaram ou irão participar de uma Copa do Mundo escolhida, e dos critérios da disputa do torneio internacional.
Estratégias e recursos da aula
Com uma determinada Copa do Mundo já disputada ou a ser disputada, podemos estudar a História e a geopolítica dos países participantes e do país sede nos aspectos sociais, culturais e econômicos.
É preciso um conhecimento prévio de como foi a história do Brasil nesse torneio de futebol, a origem da Copa, critérios de participação dos países e o modo de disputa desse torneio internacional.
Em épocas de Copas do Mundo vários meios de comunicação (revistas, jornais e canais esportivos) divulgam reportagens sobre as Copas já realizadas e a Copa que se aproxima.
O site da Revista Placar especializado em futebol internacional e nacional poderá auxiliar sua pesquisa sobre a próxima Copa do Mundo a ser disputada na África do Sul em 2010.
http://www.placar.com.br/
Caro docente, para saber mais sobre as Copas que já aconteceram e as suas histórias visite o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Futebol
Estratégias de Ensino.
Alguns assuntos dos países que disputam a Copa do Mundo podem ser estudados em sala de aula veja alguns exemplos:
Com o Mapa mundi em sala podemos mostrar a localização de um país em relação ao Brasil ou a outro.
Qual continente pertence determinado país.
História e Fatos Recentes dos países.
Extensão e dimensão territorial.
População, nacionalidade e origens.
Economia (Indústria, Agrária, Pontos Turísticos).
Cultura (curiosidades, Idioma, Moeda, personalidades).
Para realizar uma pesquisa sobre os assuntos sugeridos utilize o link abaixo:
www.ibge.gov.br/paisesat/
Na primeira aula podemos começar falando a respeito do futebol. Qual o time preferido de cada aluno (a) nome de jogadores que eles (as) conhecem, para abrir o horizonte de conhecimento sobre o assunto.
Daí pode se falar sobre a história da Copa do Mundo, como ela surgiu, quem são os participantes, como a Copa é disputada.
Caro(a) Professor(a) sabendo que a Copa é disputada por 32 países que se classificam através das Eliminatórias, e os 32 países são divididos em 8 grupos com 4 países, você pode dividir a turma em 8 grupos deixando cada grupo responsável pela pesquisa de 4 países
Você também pode dividir a turma em grupos e cada grupo se responsabiliza sobre a pesquisa dos países indicado por critérios a livre escolha (sorteio, perguntando aos alunos qual grupo gostaria de trabalhar, ou quais países. São sugestões).
Cada grupo de alunos deverá trazer para os demais grupos os conhecimentos que adquiriram com a pesquisa realizada, sobre a história, da população, números de habitantes, extensão territorial, as atividades econômicas, as culturas, e os fatos recentes dos países que disputaram ou disputarão uma determinada Copa.
Podemos desenvolver a elaboração das tabelas (países por continentes, Idioma dos países, e outros), dimensão territorial dos países comparando as dimensões de outros países e cidades.
Ver a relação diplomática que a Copa traz .
Podemos até fazer reflexões sobre os assuntos que envolvem e envolveram uma Copa do Mundo.
Observar com os alunos os motivos políticos que influenciaram em certas partidas das Copas do Mundo ( Portugal X Angola em 2006 -colonizador e colônia; EUA x Irã em 1998 - conflito político; Argentina X Inglaterra em 1986 - Guerra das Malvinas)
Pesquisar os contextos e as conjunturas históricas que cada Copa ficou inserida - Crise de 1929; Segunda Guerra Mundial; Regime Militar, Guerra Fria e outros.
Refletir sobre a relação mundial com o evento tendo em vista aspectos globais, um exemplo: Porque a FIFA tem mais países filiados que a ONU. Por que a Copa é de 4 em 4 anos.
Conhecer os nomes completos dos países, sua capital, moeda, idioma, população (habitantes, média de idade).
A segunda aula poderá ser destina para as produções dos alunos.
A terceira aula pode ser para a apresentação dos trabalhos produzidos pelos grupos de alunos.
Sobre a Histórias das Copas visite o link abaixo:
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI687127-EI5490,00.html
Recursos Complementares
Você pode relacionar outras disciplinas além da Geografia e a História. A Matemática poderá ser trabalhada com a construção da tabela da Copa, gráficos, geometria (campo de futebol, a bola) e até o cálculo de fusos horário de cada país em relação ao nosso. Na Física podemos criar uma situação problema que envolva a velocidade de um chute, o número de km percorrido por um atleta durante uma partida. Nas Ciências, podemos ensinar como é importante a prática esportiva tanto para a saúde como para a vida em sociedade.
Avaliação
O critério para avaliar depende e varia de cada professor. Os trabalhos realizados pelos alunos como cartazes, trabalho escrito, envolvimento e comprometimento com a aprendizagem é o que realmente importará.
fONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Autor: Artur ferreira da Costa Lins.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Duração das atividades
Três aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Aprofundamentos históricos dos países que participaram ou irão participar de uma Copa do Mundo escolhida, e dos critérios da disputa do torneio internacional.
Estratégias e recursos da aula
Com uma determinada Copa do Mundo já disputada ou a ser disputada, podemos estudar a História e a geopolítica dos países participantes e do país sede nos aspectos sociais, culturais e econômicos.
É preciso um conhecimento prévio de como foi a história do Brasil nesse torneio de futebol, a origem da Copa, critérios de participação dos países e o modo de disputa desse torneio internacional.
Em épocas de Copas do Mundo vários meios de comunicação (revistas, jornais e canais esportivos) divulgam reportagens sobre as Copas já realizadas e a Copa que se aproxima.
O site da Revista Placar especializado em futebol internacional e nacional poderá auxiliar sua pesquisa sobre a próxima Copa do Mundo a ser disputada na África do Sul em 2010.
http://www.placar.com.br/
Caro docente, para saber mais sobre as Copas que já aconteceram e as suas histórias visite o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Futebol
Estratégias de Ensino.
Alguns assuntos dos países que disputam a Copa do Mundo podem ser estudados em sala de aula veja alguns exemplos:
Com o Mapa mundi em sala podemos mostrar a localização de um país em relação ao Brasil ou a outro.
Qual continente pertence determinado país.
História e Fatos Recentes dos países.
Extensão e dimensão territorial.
População, nacionalidade e origens.
Economia (Indústria, Agrária, Pontos Turísticos).
Cultura (curiosidades, Idioma, Moeda, personalidades).
Para realizar uma pesquisa sobre os assuntos sugeridos utilize o link abaixo:
www.ibge.gov.br/paisesat/
Na primeira aula podemos começar falando a respeito do futebol. Qual o time preferido de cada aluno (a) nome de jogadores que eles (as) conhecem, para abrir o horizonte de conhecimento sobre o assunto.
Daí pode se falar sobre a história da Copa do Mundo, como ela surgiu, quem são os participantes, como a Copa é disputada.
Caro(a) Professor(a) sabendo que a Copa é disputada por 32 países que se classificam através das Eliminatórias, e os 32 países são divididos em 8 grupos com 4 países, você pode dividir a turma em 8 grupos deixando cada grupo responsável pela pesquisa de 4 países
Você também pode dividir a turma em grupos e cada grupo se responsabiliza sobre a pesquisa dos países indicado por critérios a livre escolha (sorteio, perguntando aos alunos qual grupo gostaria de trabalhar, ou quais países. São sugestões).
Cada grupo de alunos deverá trazer para os demais grupos os conhecimentos que adquiriram com a pesquisa realizada, sobre a história, da população, números de habitantes, extensão territorial, as atividades econômicas, as culturas, e os fatos recentes dos países que disputaram ou disputarão uma determinada Copa.
Podemos desenvolver a elaboração das tabelas (países por continentes, Idioma dos países, e outros), dimensão territorial dos países comparando as dimensões de outros países e cidades.
Ver a relação diplomática que a Copa traz .
Podemos até fazer reflexões sobre os assuntos que envolvem e envolveram uma Copa do Mundo.
Observar com os alunos os motivos políticos que influenciaram em certas partidas das Copas do Mundo ( Portugal X Angola em 2006 -colonizador e colônia; EUA x Irã em 1998 - conflito político; Argentina X Inglaterra em 1986 - Guerra das Malvinas)
Pesquisar os contextos e as conjunturas históricas que cada Copa ficou inserida - Crise de 1929; Segunda Guerra Mundial; Regime Militar, Guerra Fria e outros.
Refletir sobre a relação mundial com o evento tendo em vista aspectos globais, um exemplo: Porque a FIFA tem mais países filiados que a ONU. Por que a Copa é de 4 em 4 anos.
Conhecer os nomes completos dos países, sua capital, moeda, idioma, população (habitantes, média de idade).
A segunda aula poderá ser destina para as produções dos alunos.
A terceira aula pode ser para a apresentação dos trabalhos produzidos pelos grupos de alunos.
Sobre a Histórias das Copas visite o link abaixo:
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI687127-EI5490,00.html
Recursos Complementares
Você pode relacionar outras disciplinas além da Geografia e a História. A Matemática poderá ser trabalhada com a construção da tabela da Copa, gráficos, geometria (campo de futebol, a bola) e até o cálculo de fusos horário de cada país em relação ao nosso. Na Física podemos criar uma situação problema que envolva a velocidade de um chute, o número de km percorrido por um atleta durante uma partida. Nas Ciências, podemos ensinar como é importante a prática esportiva tanto para a saúde como para a vida em sociedade.
Avaliação
O critério para avaliar depende e varia de cada professor. Os trabalhos realizados pelos alunos como cartazes, trabalho escrito, envolvimento e comprometimento com a aprendizagem é o que realmente importará.
fONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário