quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011







Um dos grandes desafios para a escola e do professore é manter a família em conexão direta com o processo de ensino e aprendizagem.

Os pais possuem responsabilidade  diária e intransferível de educar , mas também lidam todos os dias com uma rotina  que os impedem de estar presente na educação dos filhos. Porém, esta problemática pode acarretar inúmeras situações de stress aos educadores já que frequentemente a escola busca organizar festas de datas comemorativas, reuniões, feiras e etc..





Os pais ou responsáveis são pessoas indispensáveis também dentro da escola, principalmente porque essa relação tem como objetivo o aprendizado, no qual a criança conhece seus valores, limites e aprende a respeitar as pessoas. Em casa, os pais precisam observar suas atitudes mediante as crianças , buscar o diálogo sobre questões simples de  respeito e a importância da escola para sua vida.

È preciso que a família tenha em mente que o papel da escola é formar cidadãos, torná-lo uma pessoa critica, e do ponto de vista construtivista, ser o protagonista da sua própria aprendizagem. Nesse contexto, cabe á escola explorar mais esse assunto promovendo encontros que vise conscientizar os pais desse dever da instituição.

Papai, mamãe, escola, sociedade são todos responsáveis pelo processo de construção da criança.





Segundo a Wikipédia Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Então, fique atento!! 







Devemos prestar bem atenção no que Maria Holtz diz sobre educação:





Educação é o conjunto de ações, de influências e de

sugestões - exercidas sobre os indivíduos no sentido de apro-

veitar metódica e progressivamente - todas as possibilidades

fisio-psíquicas - no interesse individual e no interesse coletivo

- para que eles se tornem capazes de viverem bem, no ambi-

ente físico e social de que fazem parte, - contribuindo, na

medida do possível, para o bem estar e progresso da socie-

dade em que vive.





Bem, minha intenção é possibilitar uma apropriação do significado da palavra, ou melhor , da ação que é E-d-u-c-a-r. A educação que muitas vezes cobramos dos outros, sem pensar em nossas atitudes. Portanto, é bom avaliar que esta é parte fundamental na vida de uma pessoa, em um grupo de pessoas,e na construção do individuo que cresce em uma familia que passa esses valores.





Daniela Souza

domingo, 9 de janeiro de 2011

Meirieu Philip , nascido em 29 novembro 1949 em Ales , é um pesquisador e escritor francês, especialista em ciências da educação e pedagogia. Ela foi a inspiração para as reformas educacionais (introdução dos módulos, assim como em High School IUFM o início dos anos 1990 ). Atualmente é vice-presidente da região Rhône-Alpes, encarregado da formação ao longo da vida.



Envolvido com o PS e Ecologia na Europa, ele se descreve como um militante e homem de esquerda . Com base nos escritos de grandes mestres (de Rousseau para Freinet ), destaca as tensões inerentes à educação. Ela tem ajudado a espalhar na França a partir dos princípios educacionais da Escola Nova .



Depois de um Master obtido em Paris, ele se tornou professor de filosofia no ensino médio. Ele decidiu ensinar no ensino fundamental e passa o PAC para professor de professora de francês no colégio privado sob contrato no sétimo arrondissement de Lyon. Ele passou um estado de tese em 1983 , em ciências humanas . Esta dissertação apresenta resultados de experimentos em diferentes disciplinas, os professores de Inglês, não parecem ter emprestado suas experiências na faculdade particular em Lyon usou laboratório [ref. Necessário] . Philippe Meirieu tornou-se professor em ciências da educação na Universidade Lumière-Lyon .



De 1990 a novembro de 1993 , ele foi membro do Conselho Nacional do Currículo. Em paralelo, criou em 1991 a coleção pedagogias no editor do FSE . Ainda hoje, ele é o diretor e um dos principais autores desta coleção.



No início de 1993-94, Philippe Meirieu retomada, ao lado de suas atividades acadêmicas, o ensino da língua francesa em uma escola profissional de Venissieux . De 1994 a 1998 foi Director do Instituto de Ciência e Prática da Educação e Formação (ISPEF) na Universidade Lumière-Lyon 2 . De 1998 a 2000 , ele foi diretor do NPRI , que renunciou. Com efeito, ao lado de professores como Erwan Le Roux, LeRoux Johan e Gorrell Gwenole, ele acredita que "a busca da reforma educativa está gravemente comprometida".



Ele se tornou diretor do Instituto de Formação de Professores (IUFM) da Academia de Lyon até 2006. Ele desiste de aplicar para um novo mandato. Ele não tinha, de fato, ser nomeados pelo Ministro da Educação Nacional, Gilles de Robien , sentindo-se muito em desacordo com as decisões tomadas nos últimos anos na educação, para assumir essas responsabilidades. Ele ensinou novamente a ISPEF Universidade Lumière-Lyon .



Em 2006 , ele é o patrocinador do projeto cultural e educacional "Cidade do Conhecimento XXI º século "para a ilha Seguin com outras personalidades, como Regis Debray , Albert Jacquard e Axel Kahn . Ele é um membro do comitê de patrocínio da Aliança Francesa para a Década da Cultura de Paz e Não-Violência e do Conselho Científico da ADEME (Agência do Ambiente e Gestão de Energia).



De setembro de 2006 a dezembro de 2009, ele foi o responsável pelo canal de televisão educativo do Canal do Cabo . Neste contexto, já recebeu, entre outros, a revista Info Cape Town que lida com todas as questões relacionadas ao ensino e à formação de professores .





o papel da escola é tanto para instruir e educar, a finalidade a emancipação do aluno e do desenvolvimento da autonomia. Assim, como também foi demonstrado Olivier Reboul , cada professor é confrontado com uma série de contradições:



o professor (e mais geralmente qualquer educador) deve se esforçar para transmitir as normas sociais para promover a integração das crianças na sociedade. Mas ele também deve aprender a pensar por si mesmo e analisar criticamente as normas sociais existentes. Educação para a liberdade é, portanto, um paradoxo.

Há também uma tensão entre a necessidade de adquirir o aluno com o conhecimento que é necessário para sua constituição e tendo em conta os seus interesses. Na verdade, toda a aprendizagem real requer a mobilização de interesse do aluno. Só o conhecimento acadêmico significativo para o aluno será tratado de forma permanente. É, portanto, a tentação de promover disciplinas ou atividades que possam desencadear o interesse imediato do aluno. No entanto, dando prioridade aos interesses dos alunos, o professor não pode ser aberto a novos objetos de conhecimento e novas práticas culturais. Philippe Meirieu resume o problema assim: "O interesse dos alunos é que o que lhe interessa, ou melhor, o que é de seu interesse? Porque claramente, que interesses nem sempre é do seu interesse eo que é do seu interesse realmente não interesse.

Para explicar - ou superar - essas contradições, Meirieu destaca as bases éticas da educação. Assim, consagra os dois princípios subjacentes ao processo educativo:



a assunção de treinabilidade (inspirado pelo filósofo e educador Herbart , o sucessor Kant como professor de Königsberg), qualquer pessoa é susceptível de ser educado, e eu sou capaz, em pessoa, para educar. É este princípio que levou o professor a mudar suas práticas de ensino, de modo a trazer mudanças positivas sobre os alunos, tanto no cognitivo e sócio-emocional.

o postulado da liberdade é a contrapartida do princípio da treinabilidade. Nas sociedades democráticas, a educação não pode ser equiparado a aumentar. Seus resultados são incertos, pois, em última análise, a aprendizagem é de responsabilidade do aluno. "O professor deve dar aos sujeitos a oportunidade de expressar seus próprios projetos individuais e coletivos .

Ela coloca ênfase principal no fato de que cada aluno é diferente e as aulas são inevitavelmente heterogêneas. Dada essa heterogeneidade, propõe a utilização da instrução diferenciada , especialmente os grupos necessitam. No entanto, não devemos limitar o aluno em um tipo psicológico congelado, que viria a torná-lo parecido com o da escola a uma refinaria, com seus tubos, cada um por um subproduto. Em suma, Meirieu passa para o mesmo tipo de educador é muito mais um crítico dos excessos da pedagogia.





Em 2009 , os líderes da Europa Ecologia pediu-lhe para a cabeça da sua lista na região de Rhone-Alpes de 2010 as eleições regionais. Meirieu, que diz que sempre apoiou o Partido Socialista já não se reconhecem e , aceitou a proposta. 07 de novembro de 2009, tornou-se cabeça da lista da Europa-Ecologia em Rhone-Alpes eleições regionais de março de 2010, após uma votação dos ativistas verdes reunidos em assembléia geral na Universidade de Lyon II . A lista que lidera obteve 17,5% dos votos no primeiro turno das eleições regionais de 2010 e classifica em terceiro lugar atrás do PS e do UMP. Eleito conselheiro regional após a fusão das listas de esquerda e sua vitória, ele se tornou o segundo vice-presidente do Conselho Regional, delegado para a formação ao longo da vida . Ele também é vice-presidente da região Rhône-Alpes Direção. É agora um membro da Europa Ecologia - Os Verdes .



Em 11 de dezembro de 2010, foi eleito para chefiar o parlamento na Europa ecologia Verdes .



http://fr.wikipedia.org/wiki/Philippe_Meirieu

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010





domingo, 5 de dezembro de 2010

   No site TODOS PELA EDUCAÇÃO você pode baixar cartilhas que vão ajudar a todos a participar ativamente para a melhoria da educação de nossos jovens e crianças, em casa, na escola essa mobilização promove um leque de idéias principalmente para quem tem uma escola e quer fazer um evento para promover.

Passa no site e faça o download das cartilhas e divulgue, Ajude na educação do Pais.

















        CIQUE AQUI PARA BAIXAR ESSA CARTILHA









Amadas e amados leitores é simplesmente lindo isso! È marcante poder fazer parte da historia da educação do país .

Olha só , no site você também fica sabendo sobre as 5 metas de todos pela a educação. Passa lá!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que mais podemos exigir da vida?

Deus nos fez para amar e ser amado.

Nós somos frutos do amor divino e almas constituidas para servir a Deus.

Amo a minha vida.

Amo você, e principalmente amo o meu Senhor Deus por sua graça!









AS LENDAS AMAZONICAS



EXISTEM MUITAS LENDAS QUE ATÉ HOJE FAZEM PARTE DA HISTORIA DOS PARAENSES.

SÃO LENDAS QUE VALEM A PENA LEVAR PARA SALA DE AULA E COMPARTILHAR COM OS ALUNOS. EU AMO MINHA TERRA BELÉM DO PARÁ!











A vitória-régia



Em uma tribo indígena da Amazônia vivia uma bela índia chamada Naiá. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas e as transformava em estrelas que brilhariam para sempre no firmamento.



A índia Naiá também desejava ser escolhida pela lua para ser transformada em uma estrela. Todas as noites ela saía de sua oca a fim de ser vista pela lua mas, para sua tristeza, a lua não a chamava para junto de si.



Naiá já não dormia mais. Passava as noites andando na beira do lago, tentando despertar a atenção da lua. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas do lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e morreu afogada.



A lua, comovida diante do sacrifício da bela jovem, resolveu transformá-la em uma estrela diferente daquelas que brilham no céu. E ainda resolveu imortalizá-la na terra, transformando-a em uma delicada flor: a VITÓRIA-RÉGIA (estrela das águas).



Curiosamente as flores desta planta só se abrem durante a noite. É uma flor de perfume ativo e, suas pétalas, que ao desabrocharem são brancas, tornam-se rosadas quando os primeiros raios do sol aparecem.













A cobra-grande



É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da boiúna (cobra-grande, sucuri), deu à luz duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio.



Lá eles se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas. Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la.



Honorato, em algumas noites de luar, perdia o encanto e adquiria a forma humana, transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.



Para quebrar o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, fazendo um ferimento na cabeça até sair sangue. Mas ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.



Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, deixando de ser cobra d'água para viver na terra com sua família









O boto



Conta a lenda que o boto, mamífero encontrado nos rios da Amazônia, se transforma em um belo e elegante rapaz durante a noite, quando sai das águas à conquista das moças.



Elas não resistem a sua beleza e simpatia e caem de amores por ele. O Boto também é considerado protetor das mulheres, pois quando ocorre naufrágio com uma embarcação, se o boto estiver por perto ele salva a vida das mulheres empurrando-as para a margem do rio.



As mulheres são conquistadas pelo boto na beira dos rios, quando vão tomar banho ou mesmo nas festas realizadas nas cidades próximas a rios. O boto vai aos bailes e dança com sua provável vítima, lançando galanteios de sedução.



A mulher, sem desconfiar da armadilha, se apaixona e engravida do "rapaz". É por esta razão que ao boto é atribuída a paternidade de todos os filhos de mães solteiras















O açaí



Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia no local uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos eram escassos, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo.



Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel: resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades de sua filhinha.



Ficou vários dias enclausurada em sua tenda e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar o povo, sem o sacrifício das crianças. Certa noite de lua, Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua linda filhinha sorridente, ao pé de uma esbelta palmeira. Inicialmente ficou estática, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente sua filha desapareceu. Iaçã, inconsolável, chorou muito até desfalecer.



No dia seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros. Itaki então mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, obtendo um vinho avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (IAÇÃ invertido). Alimentou seu povo e, a partir desse dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças















Matinta Perêra



A Matinta Perêra é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguma pessoa ela dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome: Matinta Perêra.



Seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. A Matinta Perêra pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais.



Para se descobrir quem é a Matinta Perêra, basta que a pessoa que ouvir o seu assobio convide-a para vir a sua casa pela manhã para tomar café. Na manhã seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou tabaco é a Matinta Perêra.



Acredita-se que a Matinta Perêra possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.



SITE PARATUR































domingo, 28 de novembro de 2010