terça-feira, 14 de junho de 2011

(MODELO)





Turma: 1ª ou 2ª Séries do Ensino Fundamental

Área: Ciências





Clientela: alunos de 1ª ou 2ª séries do Ensino Fundamental.

Tema: O Corpo Humano.





Justificativa: Conhecer, nomear e ler, favorecendo relações entre a escrita, as partes do corpo e leitura.

Duração da aula: Duas horas.

Objetivo: Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde e à saúde coletiva. Fazer com que o aluno perceba e nomeie de modo lúdico as partes do corpo. A escrita através de sílabas recortadas e coladas permite associar a escrita com a leitura. Facilitar a decodificação.

Conteúdo programático: Observar o lado de fora do nosso corpo, conhecendo o próprio corpo.





Procedimento ou estratégia de ensino:





1. Inicialmente mostra-se um cartaz onde aparece o corpo humano, suas partes e até o esqueleto. Mantém-se diálogo com as crianças permitindo que as mesmas façam suas perguntas e você as responde;





2. A seguir entrega-se a figura de uma menina com as partes do corpo nomeadas. Eles deverão colar (aberto no caderno);









3. Quebra-cabeça do corpo humano. Eles pintam, recortam, montam e colam inteiro no caderno;









4. Cada aluno recebe a figura/folha três. Deverão escolher dois lápis com cores diferentes. Pintam os pedacinhos que formarão as palavras;









5. Na lousa faz-se o mesmo quadradinho com gizes coloridos.





6. Recortam, colam, sempre com a ajuda do profissional, sistematizando escrita e leitura junto com eles;





7. No dia seguinte faça ditado das palavras (ditado relâmpago e ditado treze pontos).









8 . Caça-palavras.













9. Verificar se todos conseguem estabelecer corretamente as relações projetivas - direita/esquerda, frente/trás, cima/baixo, por meio de exercícios e brincadeiras que tenham o próprio corpo da criança como referência e que possibilitem “sentir” o espaço. O professor pede às crianças que colem um barbante na testa (com fita adesiva) em direção ao nariz, indo até o chão. O barbante fica pendurado, simulando uma divisão do corpo ao meio, no sentido vertical. As crianças podem imaginar que seu corpo está separado em duas partes – à direita e a esquerda - pelo barbante colado.





Em seguida, podem desenvolver exercícios de identificação: levantar o braço direito, pular com a perna esquerda, pegar na orelha direita, dobrar o joelho esquerdo, fechar a mão direita, e assim por diante.





Em duplas, os alunos são colocados um de frente para o outro; o professor repete os comandos. As crianças devem observar a inversão que ocorre entre esquerda e direita no colega que está a sua frente, em relação a seu próprio corpo.





“Banho de papel”. Com uma bolinha de papel que será utilizada como se fosse um sabonete, as crianças, ainda “divididas ao meio”, brincam de tomar banho limpando as partes do corpo ditadas pelo professor.





O professor observa o desempenho dos alunos durante a atividade, intervindo com perguntas quando for necessário.





Avaliação: espera-se que estabeleça relações entre o que lhe foi proposto e a regularidade ortográfica.





Bibliografia: Atividades do Smartkids e Ciências - Carlos Barros - Livro 1 - Coleção Quero Aprender - 1997 - p.57.





Observação: Sempre há alunos que terminam antes a atividade e esses também podem e devem ajudar os que estão com maiores dificuldades.





Elaborado por: Ângela, Cristina, Elisangela, Fabiana, Sarah e Vera.

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2 comentários:

  1. olá, gostei muito do seu blog,sou aluna de pedagogia.estou gostando muito e estou procurando tudo que me ajude a ser um bom pedagogo.

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  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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