domingo, 17 de abril de 2011





                                      PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS





O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).




Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.





Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .





Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.





OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.


Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.


Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.


Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.


A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.


A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.




COELHO 





O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.





Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.





CORDEIRO





O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.





Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.





Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.





CÍRIO PASCAL





É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.





GIRASSOL





O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.









PÃO E VINHO 





O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.





Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.





A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].





A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.













Colomba Pascal





O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.





SINO

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.





O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.





Quaresma





Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.





Óleos Santos

Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.





Fontes:

Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.

 A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002

Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005





fonte principal

http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml






























































quinta-feira, 14 de abril de 2011





Ao listar características de bons professores, o Referencial para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente reconhece que nem todos podem ser avaliados por provas













O docente ideal:





20 qualidades do professor ideal | Formação | Nova Escola



LEIA ESTE ARTIGO CLICANDO NO LINK ACIMA!
No mês do professor, a capa de NOVA ESCOLA é você. Escolha sua melhor foto, entre na ferramenta interativa e compartilhe essa homenagem com os amigos.

ATENÇÃO: Para usar a ferramenta, desabilite o seu bloqueador de pop-ups.

Se tiver dificuldades para acessar a ferramenta, clique neste link: www.ne.org.br/vocenacapa















APROVEITAAAAA!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011









Dificuldade de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.



Numa perspectiva escolar, Considero que o professor é a peça chave para aproximar o aluno com dificuldade, por meio de uma metodologia que respeite os limites dessa criança, novos métodos e atividades que proporcionem a vontade de um esforço por parte do aluno.





Áreas de percepção envolvidas :

Dificuldades de aprendizagem envolvem muitas áreas de percepção, entre as quais:





Discriminação visual ou auditiva





Percepção das diferenças em ambos as vistas ou ouvidos



Impedimento visual ou auditivo




preenchimento da falta de peças de imagens ou sons




Discriminação figura-fundo visual ou auditiva




focalização de um objeto, ignorando os seus antecedentes






Memória visual ou auditiva, nem a curto nem a longo prazo





Sequenciamento visual ou auditivo





Colocação do que é visto ou ouvido na ordem certa





Associação e compreensão auditiva





Relacionamento do que é ouvido a outras coisas, incluindo definições de palavras significados de sentenças





VEJAMOS ALGUMAS DESSAS DIFICULDADES :





Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.





Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.





Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências lógicas e outros. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.





Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.





Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como conseqüência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.





TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como 





DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.





Acredito ser fundamental para a descoberta da dificuldade de aprendizado a investigação do professor, tendo em vista a sua convivência com o aluno e sua capacidade de intervir direta e indiretamente nesse contexto; essa visão critica do comportamento, do desinteresse pode ocorrer através de uma investigação cuidadosa de como o aluno vem desenvolvendo durante a aprendizagem, quais são os seus limites, medo, insegurança.





Nesse sentido, não adianta ignorar os fatos para agradar a familia ou a escola, é preciso manter os gestores ciente da especificidade dos casos e buscar na família mais estímulos para trabalhar juntos elaborando projetos de ação e planejando atividades.





A criança com dificuldade de aprendizagem precisa do nosso amor, atenção para superar seus medos e assim, participar ativamente no processo de ensino e na sociedade.







                                                         LEIA ESTE ARTIGO




http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=634

domingo, 3 de abril de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL










Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.





O primeiro livro infantil deste escritor brasileiro que morreu em 1948 foi A Menina do Narizinho Arrebitado, de 1920. A partir dele surgiram a série de aventuras que começam com Reinações de Narizinho e que levam até hoje milhares de leitores a uma viagem ao mesmo tempo por reinos encantados e deliciosas histórias de quintal. Tempos depois, a turma do Sítio do Pica pau Amarelo foi parar na televisão e outras tantas adaptações de teatro. Há dois anos a Editora Globo vem relançando toda a obra de Lobato (procure por ele no site Livros Pra Uma Cuca Bacana) e permite que até hoje as histórias encantem a todos.









Obras infantis de Monteiro Lobato





Atualmente, a Editora Globo é responsável por relançar todos os livros do escritor. Até agora, foram publicadas 13 obras infantis, três delas que serão publicadas em maio.





Reinações de Narizinho



Viagem ao Céu





O Saci





Caçadas de Pedrinho





O Picapau Amarelo                                      





A Reforma da Natureza





A Chave do Tamanho





Fábulas





Emília no País da Gramática





Memórias da Emília





Aventuras de Hans Staden (lançamento em maio)





Peter Pan (lançamento em maio)





Aritmética da Emília (lançamento em maio



































sábado, 2 de abril de 2011


APROVEITE E BAIXE





Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil





Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.






REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL VOLUME 1










REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL VOLUME 2










REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL VOLUME 3



FONTE-http://portal.mec.gov.br



PS: QUER BAIXAR LIVROS DE TEÓRICOS E CADERNOS DA COLEÇÃO EJA?



CLIQUE NO MARCADOR DOWNLOAD .
O Ministério da Justiça lança cartilha com o objetivo de prevenir o Bullying.

A proposta é tornar a escola e principalmente a sociedade em alerta quanto a esta problemática a que estamos verdadeiramente nos preocupa.



RECOMENDO QUE TODOS LEIAM E ATENTEM PARA ESSA QUESTÃO.










BAIXAR LIVRO BULLYING CARTILHA 2010