quinta-feira, 23 de dezembro de 2010





domingo, 5 de dezembro de 2010

   No site TODOS PELA EDUCAÇÃO você pode baixar cartilhas que vão ajudar a todos a participar ativamente para a melhoria da educação de nossos jovens e crianças, em casa, na escola essa mobilização promove um leque de idéias principalmente para quem tem uma escola e quer fazer um evento para promover.

Passa no site e faça o download das cartilhas e divulgue, Ajude na educação do Pais.

















        CIQUE AQUI PARA BAIXAR ESSA CARTILHA









Amadas e amados leitores é simplesmente lindo isso! È marcante poder fazer parte da historia da educação do país .

Olha só , no site você também fica sabendo sobre as 5 metas de todos pela a educação. Passa lá!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que mais podemos exigir da vida?

Deus nos fez para amar e ser amado.

Nós somos frutos do amor divino e almas constituidas para servir a Deus.

Amo a minha vida.

Amo você, e principalmente amo o meu Senhor Deus por sua graça!









AS LENDAS AMAZONICAS



EXISTEM MUITAS LENDAS QUE ATÉ HOJE FAZEM PARTE DA HISTORIA DOS PARAENSES.

SÃO LENDAS QUE VALEM A PENA LEVAR PARA SALA DE AULA E COMPARTILHAR COM OS ALUNOS. EU AMO MINHA TERRA BELÉM DO PARÁ!











A vitória-régia



Em uma tribo indígena da Amazônia vivia uma bela índia chamada Naiá. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas e as transformava em estrelas que brilhariam para sempre no firmamento.



A índia Naiá também desejava ser escolhida pela lua para ser transformada em uma estrela. Todas as noites ela saía de sua oca a fim de ser vista pela lua mas, para sua tristeza, a lua não a chamava para junto de si.



Naiá já não dormia mais. Passava as noites andando na beira do lago, tentando despertar a atenção da lua. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas do lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e morreu afogada.



A lua, comovida diante do sacrifício da bela jovem, resolveu transformá-la em uma estrela diferente daquelas que brilham no céu. E ainda resolveu imortalizá-la na terra, transformando-a em uma delicada flor: a VITÓRIA-RÉGIA (estrela das águas).



Curiosamente as flores desta planta só se abrem durante a noite. É uma flor de perfume ativo e, suas pétalas, que ao desabrocharem são brancas, tornam-se rosadas quando os primeiros raios do sol aparecem.













A cobra-grande



É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da boiúna (cobra-grande, sucuri), deu à luz duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio.



Lá eles se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas. Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la.



Honorato, em algumas noites de luar, perdia o encanto e adquiria a forma humana, transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.



Para quebrar o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, fazendo um ferimento na cabeça até sair sangue. Mas ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.



Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, deixando de ser cobra d'água para viver na terra com sua família









O boto



Conta a lenda que o boto, mamífero encontrado nos rios da Amazônia, se transforma em um belo e elegante rapaz durante a noite, quando sai das águas à conquista das moças.



Elas não resistem a sua beleza e simpatia e caem de amores por ele. O Boto também é considerado protetor das mulheres, pois quando ocorre naufrágio com uma embarcação, se o boto estiver por perto ele salva a vida das mulheres empurrando-as para a margem do rio.



As mulheres são conquistadas pelo boto na beira dos rios, quando vão tomar banho ou mesmo nas festas realizadas nas cidades próximas a rios. O boto vai aos bailes e dança com sua provável vítima, lançando galanteios de sedução.



A mulher, sem desconfiar da armadilha, se apaixona e engravida do "rapaz". É por esta razão que ao boto é atribuída a paternidade de todos os filhos de mães solteiras















O açaí



Há muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia no local uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos eram escassos, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo.



Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel: resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades de sua filhinha.



Ficou vários dias enclausurada em sua tenda e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar o povo, sem o sacrifício das crianças. Certa noite de lua, Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua linda filhinha sorridente, ao pé de uma esbelta palmeira. Inicialmente ficou estática, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente sua filha desapareceu. Iaçã, inconsolável, chorou muito até desfalecer.



No dia seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros. Itaki então mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, obtendo um vinho avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (IAÇÃ invertido). Alimentou seu povo e, a partir desse dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças















Matinta Perêra



A Matinta Perêra é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguma pessoa ela dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome: Matinta Perêra.



Seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. A Matinta Perêra pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais.



Para se descobrir quem é a Matinta Perêra, basta que a pessoa que ouvir o seu assobio convide-a para vir a sua casa pela manhã para tomar café. Na manhã seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou tabaco é a Matinta Perêra.



Acredita-se que a Matinta Perêra possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.



SITE PARATUR































domingo, 28 de novembro de 2010



segunda-feira, 25 de outubro de 2010









MENINAAAAS!!!



CORRAM QUE A AMANDA LAYOUTS ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO E TEM 10 PRÊMIOS NO SORTEIO!

BOM, QUEM JA CONHECE O TRABALHO DA AMANDA VAI CORRER PORQUE TEM CADA LAYOUTS SÃO PERFEITOS E FOFOS. O MEU É UM EXEMPLO NÉ?



BASTA SEGUI E POSTAR O SELINHO DA PROMOÇÃO, OU SEJA SUPER FACIL DE PARTICIPAR. EU QUE NÃO SOU BOBA JÁ ESTOU PARTICIPANDO.



BOA SORTE!!





CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS.



http://amandalayouts.blogspot.com/2010/10/super-sorteio-de-aniversario-do-amanda.html#comment-form

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Poema em homenagem ao Dia do Professor





Obrigado professor

por ter em mente

que um dia serei gente

Obrigado professor

pelas broncas que me dar

pois sem elas não poderia

até aqui chegar

Obrigado professor

por até hoje me adurar

apesar das minhas travessuras

jamais deixou de me ensinar

Obrigado professor

por entrar em meu caminho

sempre me tratou

com amor e muito carinho

Obrigado professor

por sempre me ensinar

por isso e outras coisas

sempre irei te amar

Obrigado professor

por me oferecer alegria

agora vá, vá

curtir seu merecido dia.





Jhonatas Santos

sábado, 11 de setembro de 2010










Como diferenciar o alfabetizado do letrado?



Eacute; difícil a resposta a essa pergunta, porque letramento envolve dois fenômenos bastante diferentes, a leitura e a escrita, cada um deles muito complexo, pois constituído de uma multiplicidade de habilidades, comportamentos, conhecimentos:



Ler



É um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar sílabas ou palavras até ler Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa... uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma história em quadrinhos, e não ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler é um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à leitura? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à leitura?



Escrever



É também um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado... uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação defendendo um ponto de vista, escrever um ensaio sobre determinado assunto... Assim: escrever é também um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à escrita?



Conclui-se que há diferentes tipos e níveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivíduo e de seu meio, do contexto social e cultural.



Leia mais

<
analfabeto e alfabetizado, alfabetizado e letrado:

conceitos imprecisos

Eleições de 1996. O jornal Folha de S.Paulo em 19 de julho de 1996 publica a seguinte notícia:
OLÁ AMIGAS E AMIGOS..



ESTOU POSTANDO UM ARTIGO QUE CONSIDERO MUITO SIGNIFICATIVO PARA NÓS ENQUANTO EDUCADORES.  QUER SABER MAIS? É SO BAIXAR O ARTIGO QUE ESTÁ EM PDF.





PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

O QUE OS ALUNOS APRENDEM?

CRUZ, Magna do Carmo Silva – Prefeitura da Cidade do Recife    CLIQUE AQUI!













sexta-feira, 10 de setembro de 2010

































                                       Uma maneira muito legal de alfabetizar



CLIQUE PARA BAIXAR AGORA MESMO!

http://www.mediafire.com/file/dac4uu46b59ce04/13218576-Cartilha-Caminho-Suave1%281%29.pdf





terça-feira, 29 de junho de 2010

RELÓGINHOS PARA VOCÊ USAR A IMAGINAÇÃO COM A TURMA







APROVEITEM


                                                                        
                                                            


                                        




























segunda-feira, 28 de junho de 2010

                                      ESSA ALFABETO É UMA AVENTURA PARA AS CRIANÇAS! ESPERO QUE GOSTEM E APROVEM


                                                       























 site: atividade Village

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oi amigas lindas e maravilhosas. Olha só o que eu ganhei da minha amiga Wilma.!





O Premio Dardos, amei que a Wilma tenha repassado para mim. Obrigada Wilma!!



A Wilma tem um blog supre legal que se chama  HORA DA LEITURA .Um espaço maravilhoso que vale a pena checar!



Wilma, adoro você!



beijos meninas!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aos mestres da Educação além de educativo agora pe um blog LUXUS !!



É isso mesmo!Graças ao site http://coisasdemeninas.com/ .



Que meninas danadas! E não é que elas fizeram uma enquete para escolher 3 site ou blog para ganhar o selinho do mê de julho! E adivinha ?! O meu bloguinho ganhou, não super legal?



E o Aos Mestres da Educação ganhou em primeirissimo lugar!

é não é brincadeira não! rsrsrsrssr OBRIGADA!





 OLHA QUE LINDO! FOFO!  CUT, MARAVILHOSO O SELINHO EU ESCOLHI !









AMEI!





AGRADEÇO TODAS AS AMIGAS QUE VOTARAM NO BLOG E EM ESPECIAL AO SITE 

 COISAS DE MENINAS PELO CARINHO! OBRIGADA!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

                                                     http://www.marque1gol.org.br/


EDUCAÇÃO PARA TODOS


A educação tem se tornado tema desta copa do mundo. A iniciativa visa erradicar a exclusão fazendo da educação uma porta para o futuro de nossas crianças. PARTICIPE!


FAÇA SUA PARTE  clique aqui










Atualmente, 72 milhões de crianças em todo o mundo não têm a hipótese de ir à escola. Estas crianças poderiam vir a tornar-se os líderes, desportistas, médicos e professores da próxima geração. Mas enfrentam uma vida de luta contra a pobreza.


Não tem de ser assim. Desde 2000, mais 40 milhões de crianças entraram para a escola. A Educação vence a pobreza - e dá às pessoas as ferramentas necessárias para se ajudarem a si próprias.


O 1GOAL é uma campanha que aproveita o poder do futebol para assegurar que a educação para todos é o legado duradouro do Mundial de Futebol da FIFA 2010. Ao levantar as nossas vozes por todo o mundo acreditamos que, juntos, podemos fazer da educação uma realidade para milhares de rapazes e raparigas que continuam fora da escola.



'Esta é a nossa oportunidade de mostrar, não só às crianças que estão fora da escola, mas também às nossas crianças, que quando fazemos uma promessa, mantemo-la. Com a sua ajuda, poderemos ter milhares de milhões de fãs a apoiarem não só as suas equipas, mas também uma equipa em particular: a 1GOAL. Este é o nosso momento de brilhar; podemos tirar milhares de crianças da sombra da ignorância e iluminar as suas vidas com o legado da educação'.





segunda-feira, 7 de junho de 2010















"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."





(D. Pedro II)









Flash Recados para Orkut

sábado, 5 de junho de 2010

TEM FESTA NO ARRAIÁ






VEM MORENU
Clara da Costa





Ai môdeuduxéu...

u moreno aceitô meu cunvite

ieu fiquei toda facêra

pruque vô dançá mai ele

nesse forró...

meu coração bateu ligero

sentindo o bêjo dele

no meu cabelo i no meu cangote...

i nesse xamêgo

eli me agarrô nus seus braçus

bejô minha boca...

miacarinhô nu corpo

...i éra tanto chamegu

qui mi paixonei poreli...

morenu...

queru ficá cocê

inté u dia clariá...

adispois mi caso cocê

numti largu máis...





http://saiadotom.com/duetos/vemmonrenu/vem_morenu_hoje_tem_festa_no_arraia.htm













































Olá queridas amigas!!



Uma questão que ainda é tema de grande importancia para os educadores é a pratica da leitura e escrita. Trazer para sala de aula grandes literaturas e promover estratégias para atrair jovens e crianças é uma tarefa muito árdua para alguns professores, por isso, acredito que é de suma importancia que sejamos pesquisadores de novas metodologias de ensino neste contexto.





Olha que legal e super interessante esta edição da revista Nova Escola. Uma gama de estratégias para se utilizar em sala de aula.



Sabemos que nós educadores temos a missão de formar leitores e bons escritores.



A revista apresenta os tipos de generos que devemos utilizar, como conhecer os tipos de leituras que cada aluno gosta, e revisoes de produção de textos.



SE VOCÊ AINDA NÃO TEM, VALE A PENA LER NÉ?





CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A REVISTA!

domingo, 30 de maio de 2010



Sabe-se que os Pais são peças fundamentais na construção da aprendizagem dos filhos.





Dicas para os pais:



1. Estabelecer uma relação de confiança e colaboração com a escola;



2. Escute mais e fale menos;



3. Informe aos professores sobre os progressos feitos em casa em áreas de interesse mútuo;



4. Estabelecer horários para estudar e realizar as tarefas de casa;



5. Sirva de exemplo, mostre seu interesse e entusiasmo pelos estudos;



6. Desenvolver estratégias de modelação, por exemplo, existe um problema para ser solucionado, pense em voz alta;



7. Aprenda com eles ao invés de só querer ensinar;



8. Valorize sempre o que o seu filho faz, mesmo que não tenha feito o que você pediu;



9. Disponibilizar materiais para auxiliar na aprendizagem;



10. É preciso conversar, informar e discutir com o seu filho sobre quaisquer observações e comentários emitidos sobre ele.

Cada pessoa é uma.



Uma vida é uma história de vida. É preciso saber o aluno que se tem, como ele aprende. Se ele construiu uma coisa, não pode-se destruí-la. O psicopedagogo ajuda a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades que a escola nos coloca, trabalhando com os equilíbrios/desequilíbrios e resgatando o desejo de aprender.






PARA AJUDAR MAIS OS PAIS, PEGUEI UM GUIA DO MEC  " O DIA A DIA DO SEU FILHO"

BOM, SE VOCÊ ANDA SEM TEMPO, PELO MENOS COPIE E COLE PARA LER MAIS TARDE, POIS, AFIRMO QUE VALE A PENA.



ATENÇÃO ! O GUIA ABAIXO É DA EDUCAÇÃO INFANTIL. CONFIRA O GUIA PARA  ENSINO FUNDAMENTAL.



LEIA ABAIXO O QUE DIZ O GUIA DA ED. INFANTIL:



1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola





• A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?

• O alvará sanitário está afixado em lugar visível?

• A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?

• Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?

• Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?

• Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?

• A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?

• Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?

• As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?

• Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:

• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?

• 15 crianças de 3 anos?

• 20 crianças de 4 até 6 anos?

• As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?

• O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?

• A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?

• A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?





2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil





• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.

• Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.

• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.

• Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:

• que músicas cantou ou ouviu;

• quais brincadeiras aconteceram;

• que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;

• qual livro a professora leu;

• que história a professora contou;

• o que ela está aprendendo, entre outras.





3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil





• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).

• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.

• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.

• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

Palavras-chave: Recomendações para os pais, acompanhamento dos alunos da educação infantil, acompanhamento dos alunos da creche.

sábado, 29 de maio de 2010

Olá queridas amigas !

Olha, eu gostei dessa historia linda e criativa.

Você pode copiar e colar no WORD fica perfeito para trabalhar com turmas de 2º 3º ano. APROVEITEM!!




Professora: ______________________________



Aluno:___________________________ Data:__/__/______



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO





PEQUETITO



Era uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aos deuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito, mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito. Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhe deram uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para ser seu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remos. Assim equipado, Pequetito partiu, navegando até a capital, Quioto, onde foi ter ao casarão de uma família que se encantou com ele e o convidou para morar ali.



Um dia Pequetito viajou com a filha de seus anfitriões, uma linda jovem que gostava muito dele. No caminho um ogro os atacou, dizendo que queria raptar a moça. “Primeiro vai ter que lutar comigo!”, o corajoso rapaz exclamou, brandindo a agulha.



O ogro riu, agarrou-o e sem perda de tempo o engoliu.

Lá no estômago do ogro, Pequetito o espetou tanto com sua agulha que o malvado papão o cuspiu fora. Assim que se viu livre., o moço lhe furou os olhos com a agulha. O ogro gritou de dor e correu, deixando cair um pequeno objeto de metal. “É um martelo mágico que realiza desejos”, a jovem explicou.“Então me dê uma martelada, para ver se me faz crescer”, o rapaz falou. A filhade seus anfitriões lhe martelou a cabeça com toda a força…e Pequetito setransformou num samurai alto e garboso, com quem ela logo se casou.



PHILIP, N. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, p. 24.





Interpretação do texto



Responda com atenção:



1) Por que o menino recebeu o nome de Pequetito?

R:_______________________________________________________________



2) Quais são os presentes que seus pais deram a Pequetito quando ele saiu de casa?

R:________________________________________________________________



3) Quando Pequetito decide ir para Quioto, ele fica hospedado “no casarão de

uma família que se encantou com ele”. Nesse trecho, se encantar tem o

mesmo sentido de:

( ) Ficar enfeitiçada por magia.

( ) Achar lindo, gostar muito.

( ) Cantar junto com ele.



4) Qual é o principal conflito dessa história?

R:__________________________________________________________________





5) Quais são os outros conflitos dessa história?

( ) Pequetito ser muito pequeno.

( ) Pequetito ir para uma casa em que todos ficam encantados com ele.

( ) Pequetito se apaixonar pela filha dos seus anfitriões.

( ) A filha dos anfitriões dar uma martelada na cabeça dele.



6) Como Pequetito conseguiu derrotar o ogro?

R:________________________________________________________________





7). Qual é o elemento mágico que muda a vida de Pequetito?

R:__________________________________________________________________

segunda-feira, 24 de maio de 2010

sábado, 22 de maio de 2010









RUMO AO HEXA!