quarta-feira, 20 de junho de 2012










JUSTIFICATIVA:





A leitura sempre será o principal vinculo de aprendizagem. Hoje mais do que nunca o aluno precisa conhecer as características dos textos que circulam na sociedade, por meio dos meios de comunicação.
Os noticiários, as propagandas, comerciais, trazem tex










tos ricos e que apresentam culturas diversificadas e muitas vezes desconhecidas pela falta da pratica de leitura. Por isso é necessário criar dentro do planejamento de aula um projeto que vise aproximar o educando da pratica da leitura utilizando a mídia como estimulo. 




OBJETIVO GERAL:
Promover o hábito da leitura Por meio dos diversos recursos Presentes na mídia, articulando temas atuais utilizando a oralidade como ferramentas na Construção e produção de textos.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ampliar o repertorio de leitura.
Encorajar o Pensamento Critico
Praticar a escrita formar palavras.
Desenvolver a escrita e oralidade .
Discutir temas atuais.
Desenvolver o espírito crítico.
Ampliar o Vocabulário.
Promover uma interação com textos verbais e não verbais .
Estabelecer a leitura como ferramenta fundamental na construção do conhecimento.




Interdisciplinaridade: 
Matemática (Propaganda de Mercadorias, preços de produtos).
História e Geografia: Reportagens de Lugares, mostrar diferentes culturas, acontecimentos Relevantes dos noticiários. 




RECURSOS MATERIAIS:
SACOLINHA MÁGICA: CADA SACOLINHA Tera:


Revista Amiguinho 1.
1 Revista (de qualquer Público Alvo);
1 - Encarte (diarinho OU liberalzinho);
1-Encarte Alguma loja.
1 - Caderno de registro das Atividades com a identificação do projeto;
1 - Conto Infantil de literatura;
1 Gibi (Turma da Mônica);




METODOLOGIA


• 1 LIVRO DE HISTORIA INFANTIL (CONTOS DE FADA)
• 1 REVISTA Amiguinho
• 1 FICHINHA (TEXTO INSTRUTIVO - DOBRADURA, MONTAGEM)
• 1 Fantoche 
• 1 CADERNO (REGISTRO DA ATIVIDADE)


Uma Vez Por Semana promover Atividades como:


Revistas: 


Trabalhar, Capa, publico alvo, com textos de propagandas.
Como Construir Crianças irão revistas, gibis, Exposição Fazer um parágrafo escola.
Interpretar os elementos que compõem uma revista e seu público alvo. 
Construir textos, desenhos.
Fazer leitura coletiva.




Diferenciar os Tipos de textos, e produzi-los.


Jornais: 


Será trabalhado com a formação de palavras, Significado dos noticiários, leitura coletiva, verbal e não verbal. Historias Acontecimentos, interpretar em quadrinhos. 


Televisão:


Trabalhar a linguagem, discutir temas dos tele- Jornais , propagandas, interpretar situações, fazer criticas , DVD musical, Assistir filmes educativos.Criar Uma Televisão na sala de aula.


Outdoors: 


Produzir na sala autdoors, propor uma criatividade estimulando os alunos. 


Os gibis:


Serão Utilizados para a leitura coletiva que acontecerá duas vazes Por Semana.
cada Criança levará para Casa sua historia para ler com a família, e na sala ler Para os Colegas, haverá Troca de revistas.


Encartes: 


Será trabalhado Tipos de Produtos, marcas famosas.
Comparação de preços (diferença PREÇOS da Mercadoria).
Marcas Famosas: Ordem alfabética uma Trabalhar, Formação de Palavras.




Avaliação: Observação continua Durante todo o Projeto, com Registros Anotações e participação , interação da turma.






Daniela souza

Tagged:

15 comentários:

  1. Obrigado por sua dedicação. Foi muitíssimo útil, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. agentesdevalor@gmail.com.br17 de julho de 2012 às 15:11

    Grato pelas preciosas informações, postados com bom gosto, sensibilidade, tudo de bom! É um trabalho que honra os mestres da educação!

    ResponderExcluir
  3. ME CHAMO SELMA PAIZANTE , E ESTOU INICIANDO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, GOSTARIA MUITO QUE VC ME MANDASSE O CONTEUDO DO "PROEJTO DE LEITURA PARA 2º E 3º .... PO EMAIL ( selminha.manu@gmail.com )PARA QUE EU ADPTE PARA EJA... POR FAVOR... POIS NÃO CONSIGO COPIAR DE SEU BLOG...será muito valiosa sua colaboração...

    ResponderExcluir
  4. Vou enviar para ti Selma!! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniela,se for possível,me envie o seu projeto por email,pois achei muito bom,mas não consegui copiar...
    meu email é: cassiaubai@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia me chamo Rosa estou iniciando no PROJETO LEITURA, para 2º ano Ensino Fundamental I, gostaria que me enviasse via email o projeto leitura pois não consigo copiar.
    rosangelagramosa@yahoo.com.br


    grata pela atenção.

    13 de fevereiro, 2013

    ResponderExcluir
  7. Bom dia me chamo Rosa estou iniciando no PROJETO LEITURA, para 2º ano Ensino Fundamental I, gostaria que me enviasse via email o projeto leitura pois não consigo copiar.
    rosangelagramosa@yahoo.com.br


    grata pela atenção.

    13 de fevereiro, 2013

    ResponderExcluir
  8. Bom dia me chamo Rosa estou iniciando no PROJETO LEITURA, para 2º ano Ensino Fundamental I, gostaria que me enviasse via email o projeto leitura pois não consigo copiar.
    rosangelagramosa@yahoo.com.br


    grata pela atenção.

    13 de fevereiro, 2013

    ResponderExcluir
  9. Bom dia me chamo Rosa estou iniciando no PROJETO LEITURA, para 2º ano Ensino Fundamental I, gostaria que me enviasse via email o projeto leitura pois não consigo copiar.
    rosangelagramosa@yahoo.com.br


    grata pela atenção.

    13 de fevereiro, 2013

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniela, estou tentendo elaborar um projeto para uma turma de 3ºano na disciplina Matemática e estou com muitas dificuldades na parte metodoligica. Se você puder me dar umas dicas fico grato.

    Abraço,

    elias8matematico@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniela, estou tentendo elaborar um projeto para uma turma de 3ºano na disciplina Matemática e estou com muitas dificuldades na parte metodoligica. Se você puder me dar umas dicas fico grato.

    Abraço,

    elias8matematico@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou na minha primeira vez como coordenadora sou professora e formada em Pedagogia,mas como toda primeira vez,tudo parece muito difícil,por isso gostaria muito se pudesse me ajudar com algum projeto de leitura onde eu pudesse começar a me preparar e preparar as prós com quem vou iniciar meu trabalho.Agradeço muito.
    Vou coordenar uma equipe de sete professoraa de maternal ao 4ºano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu projeto, irá me ajudar bastante. abraços

    ResponderExcluir
  14. Bom dia me chamo Marli estou iniciando no PROJETO LEITURA, para 3° ano Ensino Fundamental I, gostaria que me enviasse via email o projeto leitura pois não consigo copiar, achei muito bom.
    marli_arakawa@hotmail.com
    grata pela atenção.

    ResponderExcluir