terça-feira, 14 de junho de 2011

Neste post, vou apresentar os passos para elaborar um plano de aula.







Um abraço bem grande no coração das minhas amigas !!









1º Passo: Definir o tema.





O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do tema de aula terá de ser de

acordo com o conteúdo dos planos de unidade didáctica das turmas.





2º Passo: Definir o objectivo.

Definir as competências a serem desenvolvidas nos alunos como, por exemplo, a

compreensão e expressão orais, a leitura, a expressão escrita, o conhecimento explícito,

as competências gerais e transversais.





3º Passo: Pesquisar textos e material.

A ideia para uma aula, sobretudo de língua estrangeira, poderá surgir através de

uma música ouvida no rádio, de uma frase ouvida num spot publicitário, da cena de um

filme ou de uma revista folheada ao acaso. Recomenda-se que o professor estagiário, na

medida do possível, construa o seu próprio material de pesquisa, com recortes de jornais

e revistas, livros, vídeos e outros.





4º Passo: Criar uma estratégia que conduza ao objectivo definido.

A definição da estratégia está relacionada com a idade e com o desenvolvimento

psicossocial dos alunos. Há que ter em conta a maneira como os alunos poderão

interpretar o tema, o modo como o tema os poderá afectar e o tipo de actividade que

lhes poderá interessar.





- Motivação

Toda as actividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelo

tema e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o início

até ao fim da aula. Quando nos apercebemos que o ritmo da aula já se alterou e que o

interesse dos pelos alunos pela mesma está a desvanecer-se, urge encontrar nova

motivação que os incentive a ter novo interesse pela aula e gosto pela matéria

leccionada.

A motivação pode estar ligada à percepção da utilidade do assunto, à

possibilidade de aplicação prática na vida, ao reconhecimento dos resultados e ao

interesse real e envolvimento emocional do professor estagiário. O reforço positivo de

comportamentos dos alunos é, também, altamente motivador.





- Desenvolvimento

Através de uma dinâmica de grupo, entre outras hipóteses, estabelecer um diálogo e

discutir sobre as questões relacionadas com o texto.





- Actividades Finais

Propor, entre outras hipóteses, uma actividade recreativa, de preferência

interactiva, como a criação de frases, textos, exercícios de compreensão onde os alunos

possam, de alguma forma, aplicar os seus conhecimentos, recapitular os conteúdos

apreendidos e, finalmente, sintetizar o que foi concluído em relação à matéria.





5º Passo: Avaliar resultados





É fundamental que o professor estagiário, após uma aula, avalie o seu próprio

desempenho, tendo em conta os seguintes aspectos: Criatividade, intuição, motivação,

interesse, clarividência, confiança, segurança ou, por outro lado, confusão, insegurança,

desmotivação, desinteresse, rigidez etc.

No âmbito desta auto–avaliação, o professor estagiário deve ainda perguntar-se se soube

explorar pontos interessantes e relevantes para a discussão levada a cabo em aula; Se a

aula perdeu ritmo e se tornou monótona por alguma razão e o que deveria ter feito para

que tal não acontecesse; Se houve momentos em que se afastou demasiado do seu

objectivo e se, em função disso, a aula foi prejudicada.

O professor estagiário deve planear as suas aulas tendo em conta esta avaliação.

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