segunda-feira, 17 de maio de 2010

          Propagandas Impressas. Por que conhecê-las?













Explorar em sala de aula os Recursos Linguísticos e Propaganda da Visuais















1 º Parte: Análise de um comercial


Escolha Uma propaganda impressa e apresente aos alunos .



Levante com eles as Principais Características Que definem a peça publicitária. Ajude-os a organizar essas características (aspectos Lingüísticos, visuaisetc.), mostrando Ainda Como se articulam.



Apresente Outra propaganda, Divida a classe em duplas ou trios (como achar adequado) Solicite que cada grupoanote Como caracteristicas da Peça.



Avalie juntamente com a classe os aspectos mais importantes que Foram encontrados, pedindo Crianças as que justifiquem.



2 º - Parte



1-Escolha dois comeciais (com Marcas de Sabão em pó , e outras conhecidas) faceis de analisar.

Compare juntamente com a turma, aspectos Relativos especialmente Lingüísticos, a presença de adjetivos e graus. Busque estudar o valor desses adjetivos no contexto.



2-Em seguida leve as crianças a identificar jogos verbais .Figuras de linguagem, uso de simbolo (aquilo que representantes ou substitui alguma coisa) e presença de humor. Anote no quadro as opiniões mais Relevantes. Converse com a turma tanto sobre as escolhas linguísticas e visuais do texto, quanto sobre a presença ou ausencia de aspectos éticos na peça.



Lembre-se de analisar o Suporte em que a Propaganda está vinculada, Procurando mostrar Como o Suporte interage com a Mensagem.Esse tipo de trabalho proporciona a você estudar Junto com a turma Sobre o uso de valores de Adjetivos, verbos e figuras de linguagem, sem ter Tratar que Esses Tópicos de forma mecânica, em textos nem Sempre atraentes.





3-Trabalhe com a Gramática, com ou seja, Com as régras básicas de um comercial impresso. Você poderá então analisar e interpretar com seus alunos as Intenções de Peças publicitárias .Em que são Justas? Exageram em que? Como aparecem nela o cidadão e o grupo social?





Uma aula com bons resultados também é dividir os alunos em grupo e propor que eles criem, sob a sua orientação, uma propaganda para algum produto importante da região ou para divulgar alguma atividade na vida local. E, quem sabe víncular a propaganda num jornal da região.

















Fonte: Fundamentos da educação.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário