quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bárbara Betina




Olá amigas e leitores.

Estou ausente por motivos maiores.

Estou gravida!!!! Durante esses meses apresentei uma gravidez de alto risco. Ai  ja viu né? rsrsrssr

Logo minha princesa chegará e retornarei a fazer as postagens.

Espero que com a graça de Deus, todos me esperem no nosso cantinho, ok!!





beijo bem grandão e que Deus abençoe grandemente suas vidas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011





Na justificativa, o deputado Fábio Novo informa que “o uso de drogas hoje, é um fenômeno mundial que precisa ser discutido das mais diferentes formas de prevenção”.

A realização de um seminário antidrogas no início do ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino no Estado do Piauí, é o objetivo do Projeto de lei nº 109, do deputado Fábio Novo (PT) , sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, em tramitação na Assembleia Legislativa.



Estão previstas ainda palestras, discussões e aulas através de cartazes, para mostrar aos estudantes e seus familiares os prejuízos causados pelas drogas, a exemplo do que acontece em outros estados brasileiros.



Deverão participar das discussões professores, médicos especialistas e profissionais da Secretaria Estadual de Saúde juntamente com representantes da Polícia Militar. Serão convidadas para o seminário antidrogas outras autoridades do setor.



Na justificativa, o deputado Fábio Novo informa que “o uso de drogas hoje, é um fenômeno mundial que precisa ser discutido das mais diferentes formas de prevenção”. Atualmente, os atos mais violentos podem decorrer do abuso dessas substâncias.



PIAUÍ – Conforme as pesquisas, em Teresina, atualmente, cerca de 2.714 crianças usam algum tipo de drogas. Além da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, também funciona com programas de prevenção o Juizado da Infância e da Juventude. A Polícia Militar já dispõe de 815 policiais treinados no combate ao uso de drogas. Este ano, conforme as pesquisas, em três meses foram realizadas 185 detenção de estudantes e menores envolvidos com o uso de drogas.





fonte: www.jornalbrasil.com

domingo, 30 de outubro de 2011

COPIE E COLE!





NOME:__________________________DATA:_________





MÚSICA : ATIREI O PAU NO GATO





ATIREI O PAU NO GATO,TO

MAS O GATO, TO, TO

NÃO MORREU, REU, REU

DONA CHICA, CA, CA

ADMIROU-SE, SE

DO BERRO, DO BERRO

QUE O GATO DEU...

MIAU !





DESENHE A MÚSICA:





VAMOS CONTAR ?





G A T O





QUANTAS LETRAS?









QUANTOS PEDAÇOS ?





CAÇA- PALAVRAS:





1. GATO 2. CHICA





3. BERRO 4 . MIAU





B E R R O L M K L O I U

M N H B G F D E M I A U

V C H I C A S D D E R M

H N J K M G A T O L J K





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NOME:_________________________DATA:_________









MÚSICA : LUA DE CRISTAL





LUA DE CRISTAL

QUE ME FAZ SONHAR

FAZ DE MIM ESTRELA

QUE EU JÁ SEI BRILHAR.

LUA DE CRISTAL

CHEIA DE PAIXÃO

FAZ A MINHA VIDA

CHEIA DE EMOÇÃO









L U A





QUANTAS LETRAS?









QUANTOS PEDAÇOS?





******************************************





NOME:_________________________DATA:_________



MÚSICA : NANA NENÊ



NANA NENÊ

QUE A CUCA VEM PEGAR

PAPAI FOI PRÁ ROÇA

MAMÃE FOI PASSEAR



BICHO PAPÃO

SAI DE CIMA DO TELHADO

DEIXA O NENÊ

DORMIR SOSSEGADO



N E N Ê





A PRIMEIRA LETRA É :________





QUANTAS LETRAS ?_________



QUANTOS PEDAÇOS ?_________









*****************************************









NOME:_________________________DATA:_________









MÚSICA: O SAPO





O SAPO, O SAPO

NA BEIRA DA LAGOA

NÃO TEM, NÃO TEM

RABINHO, NEM ORELHA!

UÁ, QUÁ, QUÁ

UÁ, QUÁ, QUÁ

UÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ





S A P O

__A__O

S__ P __





QUANTAS LETRAS?_____________





QUANTOS PEDAÇOS?____________









CAÇA- PALAVRAS





S A P O M L K I U Y

M J H G S O F Á S R

S O P A R E D S R F

S D F R E P A T A J

P A T O G H B N R T

D E W Q S A P A T O





1. PATA 2. SAPO





3. SAPATO 4. SOPA





5. PATO 6. SOFÁ







segunda-feira, 10 de outubro de 2011

 É SUPER IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA COMO E QUANDO AJUDAR NESTA CAUSA.

PARA BAIXAR A CARTILHA CLIQUE NO LINK ABAIXO DA IMAGEM.






BAIXE A CARTILHA E CONHEÇA MAIS!


O IBDD - Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência - foi fundado em 1998 com o objetivo de ser uma instituição diferente.





A consciência da cidadania usurpada, o entendimento da necessidade do uso dos caminhos legais existentes e a crença na imprescindível participação da sociedade para a construção de um Brasil mais justo me levaram a idealizar o IBDD e a fazer dele uma realidade.





O desejo de contribuir decisivamente para construir um novo olhar sobre a inclusão social e a cidadania das pessoas com deficiência e o desafio de que pudéssemos tocar na vida de muitos brasileiros foi minha motivação para criar o IBDD.





A participação na construção de um país menos desigual deu sentido à nossa existência e à nossa luta. Foi com essa consciência que enfrentamos, dia a dia, o desafio de existir, sobreviver, insistir, não desistir, crescer, inovar, ousar. Atender com excelência e capacidade de resolver as demandas de cada uma das pessoas que nos procuram é uma realização cotidiana.





Teresa Costa d'Amaral

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Organizar junto aos alunos uma coleção de espécies de árvores. Para isso, coletar folhas secas caídas de diferentes tipos de árvores e organizá-las em folhas de papel sulfite, incluindo o nome da árvore, o tipo de folha coletado colado e se for possível uma foto ou imagem recortada de revistas, livros.

Depois, unir as páginas, fazer uma capa. Deixar o material exposto para apreciação.

Marcador de livro ecológico

Proponha aos alunos a confecção de marcadores feitos com papel reciclável ou de aproveitamento de sobras de papelão ou outro material rígido.

Converse com os alunos a respeito da importância das árvores para nosso ambiente.



TEXTO INFORMATIVO:

A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.

As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.



LEIA: Qualquer vida é muita dentro da floresta



Se a gente olha de cima, parece tudo parado.

Mas por dentro é diferente.

A floresta está sempre em movimento.

Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.

Vem o vento.

Vem a chuva.

Caem as folhas.

E nascem novas folhas.

Das flores saem os frutos.

E os frutos são alimento.

Os pássaros deixam cair as sementes.

Das sementes nascem novas árvores.

As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.

E com o sol vem o dia.

Esquenta a mata.

Ilumina as folhas.

Tudo tem cor e movimento.

O livro das árvores. Org. Jussara Gomes Gruber

Org. professores Ticuma Bilíngües. São Paulo: Global, 2000
SEGUNDO DENISE FERREIRA ALFABETIZAR É



  Ir além de ler e escrever



É de pequena que a criança desenvolve a curiosidade em saber ler e escrever, tornando a pergunta: “lê pra mim?” famosa. E é com alegria que pais e professores acompanham os primeiros passos à escrita – reconhecendo letras, palavras e formação de frases. O processo de alfabetização da criança começa exatamente neste período e tem sua continuidade com a chegada do ano escolar.





No entanto, é preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever. É função do professor usar a metodologia da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.





A este processo dá-se o nome de letramento. Ler, compreender o conteúdo, interpretar e poder discutir o tema são características de um aluno letrado. “Ao assumir estas peculiaridades, educador e aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas, ou seja, ela não vai simplesmente decorar uma passagem de História ou nomes de Geografia, mas sim, entender cada fato e interagir com o conteúdo”, explica o educador e doutorando em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (USP), José Luís Landeira.





Ao escolher a escola, é fundamental que os pais se atenham à preocupação de como é feita a alfabetização dos alunos. Segundo Landeira, que há 8 anos trabalha com formação de professores, uma boa escola é aquela que se atém na criação e preparação do conteúdo das aulas, valorizando o discurso dos alunos, explorando a criatividade e auxiliando nas expressões oral e escrita. “É preciso saber como a escola prepara o aluno para a alfabetização. É importante conhecer como é feito o uso da biblioteca e como são as aulas”, completa o educador. Atividades devidamente contextualizadas de escrita que levem o aluno a pensar sobre determinadas situações com as quais convive no dia-a-dia e a refletir para se expressar é um exemplo de aula planejada.





Exatamente por causa da falta de integração das disciplinas, é comum ouvir as crianças dizendo que gostam mais de uma ou outra matéria, fazendo uso de uma atitude compartimentada. E geralmente, ela gosta daquela em que tira as melhores notas. Respeitando as individualidades de cada um, às vezes este “não gostar” de alguma disciplina está relacionado à não compreensão do conteúdo.





Landeira afirma que as escolas estão se empenhando neste processo de integração com professores que se preparam cada vez mais. “Professor que consome leitura e faz uso da escrita é professor que pensa, constrói raciocínio e sabe defendê-los”, finaliza o educador. Por isso, é fundamental que papais e mamães incentivem a leitura de suas crianças e continuem respondendo afirmativamente à questão: “lê pra mim?”.





Dicas

Exemplos de aulas criativas:





Elaboração de jornal escolar, com matérias e pautas pensadas pelos alunos, sob a supervisão do professor.

Aulas dinâmicas, que levem o aluno a pensar e discutir sobre temas atuais.

Aulas na biblioteca, incentivando o aluno à leitura e fazendo da visita ao local um hábito.

Jogos e projetos educativos interdisciplinares.

Decoração das salas de aulas com trabalhos realizados pelos próprios alunos, valorizando a imaginação e o uso do que foi ensinado em sala.