sábado, 11 de setembro de 2010










Como diferenciar o alfabetizado do letrado?



Eacute; difícil a resposta a essa pergunta, porque letramento envolve dois fenômenos bastante diferentes, a leitura e a escrita, cada um deles muito complexo, pois constituído de uma multiplicidade de habilidades, comportamentos, conhecimentos:



Ler



É um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar sílabas ou palavras até ler Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa... uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma história em quadrinhos, e não ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler é um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à leitura? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à leitura?



Escrever



É também um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado... uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação defendendo um ponto de vista, escrever um ensaio sobre determinado assunto... Assim: escrever é também um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à escrita?



Conclui-se que há diferentes tipos e níveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivíduo e de seu meio, do contexto social e cultural.



Leia mais

<
analfabeto e alfabetizado, alfabetizado e letrado:

conceitos imprecisos

Eleições de 1996. O jornal Folha de S.Paulo em 19 de julho de 1996 publica a seguinte notícia:
OLÁ AMIGAS E AMIGOS..



ESTOU POSTANDO UM ARTIGO QUE CONSIDERO MUITO SIGNIFICATIVO PARA NÓS ENQUANTO EDUCADORES.  QUER SABER MAIS? É SO BAIXAR O ARTIGO QUE ESTÁ EM PDF.





PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL:

O QUE OS ALUNOS APRENDEM?

CRUZ, Magna do Carmo Silva – Prefeitura da Cidade do Recife    CLIQUE AQUI!













sexta-feira, 10 de setembro de 2010

































                                       Uma maneira muito legal de alfabetizar



CLIQUE PARA BAIXAR AGORA MESMO!

http://www.mediafire.com/file/dac4uu46b59ce04/13218576-Cartilha-Caminho-Suave1%281%29.pdf





terça-feira, 29 de junho de 2010

RELÓGINHOS PARA VOCÊ USAR A IMAGINAÇÃO COM A TURMA







APROVEITEM


                                                                        
                                                            


                                        




























segunda-feira, 28 de junho de 2010

                                      ESSA ALFABETO É UMA AVENTURA PARA AS CRIANÇAS! ESPERO QUE GOSTEM E APROVEM


                                                       























 site: atividade Village

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oi amigas lindas e maravilhosas. Olha só o que eu ganhei da minha amiga Wilma.!





O Premio Dardos, amei que a Wilma tenha repassado para mim. Obrigada Wilma!!



A Wilma tem um blog supre legal que se chama  HORA DA LEITURA .Um espaço maravilhoso que vale a pena checar!



Wilma, adoro você!



beijos meninas!