segunda-feira, 28 de maio de 2012





Aqui coloco uma pergunta porque tenho visto projetos maravilhosos, mas que muitas das vezes na hora da pratica parecem fugir do objetivo principal : o conteúdo.





O caderno do professor é em numeras vezes um amontoado de rascunhos desnecessários?

O que realmente é aproveitado com a correria do dia a dia?

O seu aluno aprende realmente? estás avaliando teus alunos individualmente como manda o figurino?

Nossa!! fico tremula na hora de pensar que estou deixando pra trás os elementos que formam um conjunto sem os quas é impossível ser um educador .o planejamento.

Vamos falar mais sobre isso? E apresentar o que alguns especialista dizem disso?









Projetos e interdisciplinaridadeProjetos Pedagógicos









O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.





O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.





A propósito deste enfoque, Fernando Henandez (1998) diz que, 'convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria à prática e a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:





• Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-las e utilizá-las sejam levadas adiante pelos alunos, e não pelo professorado, como acontece nos enfoques interdisciplinares;





• Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática seja a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre o ensinar e o aprender;





• Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:





a) Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.





b) Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.





c) O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo/classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.





d) Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.





Para Fernando Hernandez, ''todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto''.

Contudo, isso não quer dizer que todo conhecimento obrigatoriamente seja construído por meio de projeto. O autor não nega que haja necessidade de aula expositiva, de trabalhos individuais e em grupo, participem de seminários, ou seja, estudem em diferentes situações.

Uma nova lógica de vida





As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.





A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto e é de suma importância para os membros que participaram da pesquisa a construção da integração entre os pesquisadores e a comunidade.





Encerradas as atividades de desenvolvimento, não se deve fugir da avaliação, pois é aqui que serão focalizados os acertos e erros, que servirão de instrumento para novos aprendizados, com o objetivo principal de sempre querer fazer melhor.

Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, ''tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida''.





De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM), ''a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio''.





Anamélia Custódio Mota

psicopedagoga, autora de “Educação, leis e planos, saberes e práticas”, Tauá, CE.

anameliamota@bol.com.br







LANO DE AULA



PLANO DE AULA



IDENTIFICAÇÃO



Aula:Tema:.Data:Professor/a



OBJETIVOS



1.ESPECÍFICOS: o que eu devo saber e fazer para ensinar. Envolve muito estudo, pesquisas,meditação



2. DOS ALUNOS: o que deverão aprender até o final da aula. Como aplicar na vida prática – é o pontomais alto, ensinamos para transformar vidas

.

Lembre-se: o objetivo define o destino, quem não sabe aonde quer chegar não vai a lugar nenhum.



CONTEUDO DE ENSINO; (itens e sub itens a serem ensinados)Conclusão: sempre deve ter uma aplicação prática que leve a uma reflexão.



DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

(procedimento de ensino e recursos a serem utilizados)Recursos: revista, Bíblia, dicionário da língua nacional, dicionário bíblico, quadro, apagador, retro-projeto, dinâmica, perguntas.Descrição dos “passos” da aula e atividades a serem desenvolvidas :



1 Chegar na sala antecipadamente para: recepcionar os visitantes e escrever o esboço da lição,caso não use outro recurso.



2. orar,



3. apresentar visitantes de houver



4 quebra gelo – dinâmica



5. Exibição e discussão do texto : analisado e sumarizado procurando expor o conteúdo dentro do tempo disponível.



6. Expor algumas frases de efeito



FORMA DE AVALIAÇÃO DO CONTEUDO (oral ou escrita – no final ou ao longo da aula)Colaboração para o Portal EscolaDominical : Prof. Elson















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